Arquitetura Moderna

ARQUITETURA MODERNA – 1920 a 1960.

 

A Arte Moderna busca antes de tudo a pureza, porém a pureza no sentido negativista que consiste na eliminação de toda a influência de uma arte sobre outra.

 Uma das principais bandeiras dos modernos é a rejeição dos estilos históricos principalmente pelo que acreditavam ser a sua devoção ao ornamento. O ornamento, por sua vez, com suas regras estabelecidas pela Academia, estava ligado à outra noção combatida pelos primeiros modernos: o estilo. Os modernos viam no ornamento, um elemento típico dos estilos históricos, um inimigo a ser combatido: produzir uma arquitetura sem ornamentos tornou-se uma bandeira para alguns. Junto com as vanguardas artísticas da décadas de 1910 e 20 havia um como objetivo comum a criação de espaços e objetos abstratos, geométricos e mínimos.

 

Os cinco pontos da nova arquitetura

Entre suas contribuições à formulação de uma nova linguagem arquitetônica para o século XX se encontram estes cinco pontos:

Construção sobre pilotis.

Terraço-jardim

Planta Livre

Fachada Livre

Janela em Fita

Os cinco pontos formam a base canônica de sua arquitetura. Estes permitiram tornar os elementos constitutivos do projeto independentes uns dos outros, possibilitando a maior liberdade de criação.

 O prédio do Ministério da educação e Saúde Pública, projeto de Lucio Costa e Oscar Niemeyer , entre outros, (com a consultoria de Le Corbusier), utiliza integralmente os cinco pontos arquitetônicos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:MESP4.jpg

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: