Arquitetura Eclética

ARQUITETURA ECLÉTICA – Virada do século XIX/XX

Com a decadência do trabalho escravo e o início da imigração européia, desenvolveu-se o trabalho remunerado e aperfeiçoaram-se as técnicas construtivas.

As cidades e as residências são dotadas de serviços de água e esgoto, valendo-se de equipamentos importados. Surgem nessa época as casas urbanas com novos esquemas de implantação. Afastados dos vizinhos e com jardins laterais.

As primeiras transformações verificadas nas soluções de implantação visavam à libertação das construções dos limites do terreno. O esquema consistia em recuar o edifício dos limites laterais, conservando-o freqüentemente sobre o alinhamento da via pública.

Comumente o recuo era apenas de um dos lados do outro, quando existia, reduzia-se ao mínimo. As residências maiores eram enriquecidas com um jardim do lado. Esta novidade, que vinha introduzir um elemento paisagístico na arquitetura residencial, oferecia amplas possibilidades de arejamento e de iluminação, até então desconhecidas nas tradições construtivas do Brasil. Como mostra a imagem a seguir.

Fonte: http://www.casaecia.arq.br/ecletico2.htm

Ao mesmo tempo, a arquitetura aproveitava o esquema da casa de porão alto, transferindo, porém, a entrada para a fachada lateral. Desse modo, as casas conservavam uma altura discreta da rua, protegendo a intimidade e reservando o porão para os empregados e áreas de serviço.

Quase todas as capitais brasileiras em expansão no início do século XX são atingidas pelo ecletismo arquitetônico. Esse período é voltado para as elites, havendo uma mistura de estilos, possui simetria, proporção.

Fonte: Naiara Faccio

Na fachada se destacam: a escadaria de acesso, a visão dos dois andares e as três cúpulas da cobertura. O sentido de verticalidade desta fachada é dado pelas grandes colunas no corpo central e nas colunas menores das rotundas laterais. O equilíbrio das linhas é clássico, mas a profusão da decoração nos remete ao barroco.
Na calçada, antes e nas laterais da escadaria, duas colunas de granito, sustentam lampadários, ornamentos de bronze e o emblema do município.
Na parte inferior da fachada e das laterais, as escadarias são de granito da Candelária, bem como os pedestais das colunatas e as guarnições das portas de acesso do público.

A coloração do granito faz destacar os bronzes, as seis colunas centrais de mármore italiano e as de mármore belga das rotundas laterais.As três portas principais são de madeira, protegidas por portões de bronze. São em arco pleno, assim como as janelas das rotundas.
As quatorze colunas principais são em mármore de Carrara, estilo corintio. O emblema do município aparece nos capitéis .Sobre as seis colunas centrais da fachada, uma pequena cornija e um friso decorativo tem, ao centro, a inscrição “Theatro Municipal”.

Acima desta, em um pequeno frontão, há a inscrição “MCMV – MCMIX”, ladeado pelas esculturas de Rodolpho Bernardelli: a Poesia e a Música  na fachada central; a Dança e o Canto na Avenida Rio Branco e a Tragédia e a Comédia na Avenida Treze de Maio.

Fonte: Naiara Faccio

A escada principal dá acesso para o pavimento nobre onde se encontram o foyer, os camarotes, as  poltronas do balcão nobre e as duas loggie laterais do teatro. Esta famosa escada, que quebra após o primeiro lance, abrindo-se em dois lances para os lados, é toda feita em dois tipos de ônix, bronzes dourados e cristais. Para ela se abrem as balaustradas dos pavimentos superiores sendo que as do primeiro são do mesmo material da escada,enquanto que as dos demais pavimentos são em ferro fundido e mármore. Em seu topo uma estátua de mármore de  Jean Antoine Injalbert representando “A Verdade”.

Referencias:

http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/apresentacao.asp

http://www.histeo.dec.ufms.br/aulas/teoriaIII/12%20Ecletismo%20-%20Brasil.pdf

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: