Inicial > Desafio Arquitetônico > Desafio arquitetônico part I

Desafio arquitetônico part I

Estamos de volta, para a alegria de vocês, já assim não tão leigos, como antes não é mesmo? 😉 Como vocês já devem estar sabendo o assunto de hoje é sobre a arquitetura Neoclássica, no Brasil, mas não poderíamos discutir esse assunto sem fazer um paralelismo com o período Eclético, pois muitas vezes, nós mesmos nos confundimos quando abordamos o assunto. Ou mesmo estamos diante de uma obra, seja por foto ou na nossa frente. Como diria Galvão Bueno, “ééé teste pra cardíaco amigo!”

É claro que estamos exagerando um pouco, o máximo que vai acontecer é a cabeça ficar quente. A arquitetura neoclássica confunde muitas vezes até os guias turísticos, que por consequência confundem os leigos e até mesmo os acadêmicos! Portanto antes de mais nada, ao visitar Mariana-MG, jamais seja guiado por esse cidadão (o da foto, logo abaixo) de camiseta amarela que está dando uma “aula” de arquitetura “neocrássica”, de acordo com as palavras ditas pelo mesmo, na última excursão dos alunos da Unochapecó, ao interior de MG.

O "guia" é o cidadão de camiseta amarela no canto superior esquerdo

O "guia" é o cidadão de camiseta amarela no canto superior esquerdo

De acordo com o “Guia” essa igreja, que você vê, é “neocrássica”, agora pergunto, para você amigo leitor, aliás, desafio você a identificá-la, e responda nos comentários a sua opinião, valendo uma bala de canela, para as 10 primeiras e mais sinceras respostas. O tio Google pode dar uma mãozinha. Mas antes de ir, dê mais uma olhadinha 😉

Igreja Neoclássica?

Igreja Neoclássica?

Opa! parece que você não foi…ah tá, quer saber um pouco mais não é mesmo? Então a dica é a seguinte: o neoclássico possuí elementos da arquitetura clássica, como o frontão, colunas, simetria entre outros…Que também podem ser encontradas na arquitetura eclética. Agora deu um nó na cabeça, o Tico e o Teco estão num impasse. O que podemos adiantar, é que a arquitetura eclética é uma mistura de estilos arquitetônicos de vários períodos. E já que estamos numa espécie de loteria, aí vai mais um desafio: e sobre essa outra edificação, ela é o quê? Colonial? Neoclássica? Eclética? Vamos lá, participe e responda, as melhores respostas concorrerão a um pastel de carne! YES, WE CAN!

Jockey Club Campineiro em Campinas-SP

Jockey Club Campineiro em Campinas-SP

PS.: Não deixe de utilizar os links que selecionamos como referência.

Anúncios
  1. Daniele Taís
    8 de outubro de 2009 às 3:55 am

    Eu chuto que aquela edificação azul é eclética! Mas não me peça porquê.

  2. Jader
    9 de novembro de 2009 às 7:00 am

    ecletico eu acho!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: